A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) afirmou neste sábado (20) que o episódio que resultou na intimação da professora de Filosofia do Colégio Estadual Thales de Azevedo, em Salvador, na Bahia, é um “efeito do bolsonarismo” que vigora hoje no país. “Ali foi um exemplo claro da violência política e ideológica, a professora sendo perseguida por dar aula sobre Direitos Humanos, igualdade entre homens e mulheres. Uma coisa absurda. Conversei com ela e me disse que em 17 anos de profissão, nunca sofreu situação tão absurda quanto essa. É o efeito do bolsonarismo encorajando esse tipo de disputa e perseguição”, disse Olívia em conversa com o BNews.
A professora foi intimada a depor na Dercca (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente) após a mãe de uma aluna ter ido à polícia e acusado de doutrinação “esquerdista” e “feminista”. Até o momento, contudo, não ficou claro qual crime ela pode ter cometido.
A jovem ficou incomodada com o debate proposto pela docente, que contou com a participação de movimentos sociais e lideranças antirracistas, e fazia parte da agenda da Semana da Consciência Negra no colégio.